Agindo num mundo desde sempre familiar: perspectivas etnometodológicas sobre ação social

Autores

  • Alexandra Aguirre

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7903413

Palavras-chave:

Etnometodologia, Ação social, Compartilhamento

Resumo

O objetivo do trabalho é compreender e expor a etnometodologia como uma teoria sociológica que, ao tratar da ação cotidiana, rompeu com o paradigma que atribuía sentido à uma ação. Os estudos etnometodológicos propuseram substituir as causas e motivações como explicações para ações sociais, pelo conhecimento (familiar, pressuposto, desinteressante – não é um tópico a ser discutido – e sobre o qual não se fala) do contexto em que se age. De fato, “causas” e “motivações” não explicam como as ações ocorrem, ao contrário, frequentemente são racionalizações posteriores, das quais os agentes lançam mão com o intuito de dar coerência às suas ações (e de outros). A ação social, definida por Max Weber como “ação significativa e orientada por outro”, passou a revelar uma racionalidade subjacente compartilhada entre os participantes, cuja lógica própria orienta as ações. De outra maneira, é porque se percebe um mundo social relativamente estável e em si desinteressante, é que se pode tomar decisões, fazer escolhas, argumentar e dar relevâncias. Para compreender os fundamentos teóricos da etnometodologia e a ruptura epistemológica que propôs no âmbito das ciências sociais, utilizamos um estudo de caso apresentado pelo próprio Harold Garfinkel – uma conversa entre casal – como contexto cotidiano de ação e interpretação. O mundo familiar é baseado em experiências prévias e funciona como um quadro de referências disponível para a interpretação de acontecimentos contingentes e concretos. Usá-lo é parte da expectativa dos atores no cotidiano como um esquema gramatical conhecido e dominado que orienta as ações. Por exemplo, numa conversa ocasional entre estranhos, o conhecimento compartilhado que prevalece é o “típico” ou o que está disponível a qualquer um, como o senso comum. No entanto, em um diálogo cujos participantes são mais próximos, como um casal, o quadro de referências gerido por ambos tende a ser específico, implicando a existência de uma gramática própria, a partir da qual se interpretam mutuamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARMENGAUD, F. A Pragmática. São Paulo: Parábola, (Na ponta da língua, v. 8), 2006.

GARFINKEL, H. Estudios en etnometodologia. Barcelona: Anthropos Editorial, 2006.

GIDDENS, A. Garfinkel. Etnometodologia e hermenêutica. In GIDDENS, A. Politica, Sociologia e Teoria Social. Encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. São Paulo: UNESP, p. 283-296, 1998.

HERITAGE, J. C. Etnometodologia. In GIDDENS, A.; TURNER, J. (Org.) Teoria social hoje. São Paulo: UNESP, p. 321-392. 1999.

SCHÜTZ, A. Common-sense and scientific interpretation of human action. Philosophy and Phenomenological Research, International Phenomenological. 14, n. 1, september, p. 1-38. 1953. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2104013. Acesso em: 24 set. 2012.

SCHÜTZ, A. Sobre fenomenologia e relações sociais. In WAGNER, H. T. R. (Org.) Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 357 p. (Coleção Sociologia). 2012.

TEIXEIRA, C. C. Em busca da experiência mundana e seus significados. Georg Simmel, Alfred Schütz e a Antropologia. In TEIXEIRA, C. C. (Org.) Em busca da experiência mundana e seus significados. Georg Simmel, Alfred Schütz e a Antropologia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, p. 9-33. 2000.

WAGNER, H. T. R. Introdução. A abordagem fenomenológica da sociologia. In WAGNER, H. T. R. (Org.) Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis: Vozes, p. 11-62. (Coleção Sociologia). 2012.

WEBER, M. Conceitos sociológicos fundamentais. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2010.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

AGUIRRE, A. Agindo num mundo desde sempre familiar: perspectivas etnometodológicas sobre ação social. Revista Epistemologia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 9–23, 2017. DOI: 10.5281/zenodo.7903413. Disponível em: https://academico.epistemologia.com.br/index.php/epistemologia/article/view/14. Acesso em: 30 abr. 2024.