A Revista Epistemologia nasceu como um periódico independente para veicular os desenvolvimentos, as pesquisas, traduções e afins na área de epistemologia – teoria do conhecimento e ciência – bem como de suas interfaces (como metafísica, ontologia, psicologia, história da ciência etc).

O acesso é totalmente gratuito e suas publicações são semestrais. Os artigos publicados são enviados para colaboradores, que averíguam a qualidade dos mesmos e sinalizam a publicação. Todo número há uma página de expediente afixada demonstrando-os no quadro de colaboração.

A Revista Epistemologia mantém alguns princípios declarados neste pequeno manifesto:

Manifesto da Revista Epistemologia

  1. Publicar artigos novos, originais. De forma livre e gratuita.
  2. Os temas dos artigos são livres, embora devam ser orientados na grande área de epistemologia (e sub-áreas, como filosofia da ciência, história da ciência, psicologia do conhecimento etc) ou que suas áreas façam clara e evidente intersecção com a mesma (visto o caráter não estanque da Filosofia).
  3. É uma revista de Filosofia e portanto seus artigos devem remeter primariamente às áreas e sub-áreas da Filosofia, não limitando-se a um simples purismo, mas observando que em caso de outras áreas pesquisadas, sejam consideradas apenas como convenientes interseccionais.
  4. Os artigos são publicados gratuitamente, por este motivo os artigos escolhidos pelo corpo de colaboradores Técnico-Científico-Editorial não serão remunerados.
  5. O corpo de colaboradores Técnico-Científico-Editorial não será remunerado, visto que o princípio da revista é manter-se gratuita para seus leitores e acessível para seus colaboradores.
    1. O corpo de colaboradores Técnico-Científico-Editorial será composto por aqueles colaboradores que se dispuserem a efetuar o serviço de selecionar artigos (sem conhecimento de seus autores), cadastrados no email colaboradores@epistemologia.com.br. Os artigos serão sorteados para envio, de acordo com a disponibilidade dos colaboradores.
      1. O cadastro de colaboradores será conforme a página http://epistemologia.com.br/revista/chamada-de-artigos-continua-numeros-1-e-2/inscricao-para-colaboradores-do-corpo-tecnico-cientifico-editorial, com as seguintes diretrizes:
        1. Deve-se conter no corpo do email: a) Nome completo; b) Hiperlink para o Currículo Lattes e/ou PDF do mesmo anexado. c) Telefone de contato.
        2. Será enviado um e-mail retornando (opcionalmente) um documento (estas regras, podendo ser em hiperlink para esta página) que deverá analisado pelo colaborador para acordo de colaboração com a revista e composição do grupo da revista.
      2. Um mesmo artigo poderá ser distribuído para mais de um par de colaborador, a fim de estabelecer uma seleção idônea e eficaz. A especialidade, de acordo com o Currículo Lattes, de cada colaborador fará influência para a distribuição e sorteio de artigos de acordo com as sub-áreas apresentadas no próprio artigo.
    2. Os autores e os colaboradores Técnico-Científico-Editorial farão parte de uma comunidade da revista, um coletivo editorial cujos créditos serão reconhecidos.
    3. Aos editores e coordenadores de edição cabem a diagramação eletrônica e organização tecnológica, bem como a fomentar a ampliação do grupo que compõe a revista.
    4. A estrutura organizacional do funcionamento da revista compreende em um grupo com fim comum de criar e dar manutenção na revista com viés acadêmico. Não se deve confundir essa estrutura de atribuição de funções com uma hierarquia. A revista não é uma empresa, no sentido comercial do termo; mas é uma obras de diversos autores divulgadas num mesmo meio eletrônico.
    5. Sua organização é inspirada em colaborações de comunidades de software livre.
  6. A receita obtida para a manutenção da revista será oriunda de eventuais doações, anúncios gerenciados por empresas específicas (i.e. Google Adsense e/ou outros) e anúncios específicos fechados diretamente entre anunciante e a revista (desde que tais espaços publicitários não interfiram na acessibilidade e qualidade da revista e de seus artigos).
  7. Todo conteúdo submetido será regido pela licença Creative Commons (Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional). Quando o autor submeter seu trabalho, já aceito para análise pela Comissão de Colaboradores Técnico-Científico-Editorial, deve aceitar, conforme edital do número vigente, a ceder o direito de publicação original pela Revista Epistemologia e dentro dos preceitos da licença Creative Commons supracitada – permitindo assim acesso gratuito e livre para que terceiros possam ler via Revista Epistemologia (conforme contrato de concessão de direitos de publicação); A Revista Epistemologia preza pela gratuidade, universalidade e liberdade do conhecimento acadêmico.
  8. Todo número contará com edital, chamada de artigos, análise de artigos, assinatura de termos de concessão de direitos de publicação e a efetiva publicação.
  9. Todo conteúdo é de responsabilidade de seus autores, arcando com a responsabilidade de seus artigos de quaisquer formas previstas em lei. A Revista pode negar a publicar artigos que possam ferir outras partes.
  10. A Revista Epistemologia é em suma uma revista de Filosofia, voltada ao meio acadêmico, e que utiliza o suporte eletrônico para tal. Neste sentido fará uso de plataformas de estilo Web (softwares livres, open source) para publicação dos artigos em HiperTexto e em outros formatos como PDF e EPUB (permitindo impressão e leitura em diversos dispositivos eletrônicos que se interliguem via web, como tablets, celulares, computadores e eReaders). Fará uso, neste sentido, de mais de uma plataforma de gerenciamento de conteúdo para atingir tais objetivos, conforme a tecnologia disponível permitir. Sempre visando a facilidade de acesso e visual esteticamente sóbrio – no sentido de facilitar possíveis adaptações de acessibilidade.
  11. A Revista preza pela gratuidade de seu conhecimento, liberdade e qualidade. E convida a todos a fazerem parte, de alguma forma de sua existência enquanto um instrumento do conhecer.